88 jogadores e 30 acompanhantes presentes nos Torneios de Xadrez da Cela

30 · 10 · 2017

No dia 22 de outubro 2017 realizaram-se dois torneios de Xadrez no Centro Cénico da Cela, o XIX Torneio Internacional de Xadrez da Cela e o IX Torneio de Xadrez Jovem (Sub-08 a Sub14) com Elo inferior a 1250.

Uma organização do Centro Cénico da Cela e da Associação Peão Cavlagante/Arneirense .

Arbitragem de Carlos Ferreira, José Cavadas e Hugo Gomes. O Torneio Internacional foi registado e homologado na FIDE (Federação Internacional de Xadrez) e foi divulgado nos sites da FIDE, FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) e em muitos sites portugueses e Espanhois.

O Torneio jovem foi um torneio de promoção da modalidade e aberto a jovens federados e não federados. Por este facto não foi homologado.

Estiveram presentes jogadores de três países: Portugal (81 jogadores), Ucraniana ( 8 jogadores), Sérvia (1 jogador).

Os Mestres titulados presentes: José Padeiro; Andrey Ferents; Vitor Morais, António Silva; Júlio Santos. Vários campeões Nacionais presentes, destacamos pela sua longevidade, o MN Júlio Santos (Veterano +65), com 85 anos de idade. Dos mais jovens destaca-se, Rodrigo Basílio (Sub12), que na véspera foi Campeão Nacional de Sub12 em ritmo semi-rápido e Filipa Pipiras (Sub14).

No torneio jovem destaca-se a presença do vencedor do Circuito de Xadrez Escolar do OESTE, David Fialho (Associação Peão Cavalgante/Arneirense). 

 

Veja já aqui o relatório elaborado por José Cavadas.